segunda-feira, julho 12, 2004

TCC - Jornalismo e Política

Edna, Juliana, Patricia,

Aqui seguem algumas referências bibliográficas que consegui reunir. Nem todas elas serão lidas por vocês, mas todas ficarão disponíveis para a formação do referencial teórico do trabalho de vocês.

SCOTTO, Gabriela. Encontros e desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das "trocas" no espaço do marketing político. Horiz. antropol., July 2003, vol.9, no.19, p.49-78. ISSN 0104-7183.

Constata-se, neste artigo, que não há fronteiras bem definidas e rígidas entre política e mercado - pelo contrário, as articulações entre ambos são grandes. E se, por um lado, é verdade que existe uma considerável mercantilização dos interesses e das transações sociais e profissionais no campo político-eleitoral, por outro, não é menos verdade de que existe, também, uma "politização" do mercado e dos produtos e serviços oferecidos. Eventos sociais, tais como congressos de marketing político e feiras de "produtos e serviços políticos", são usados como uma porta de entrada para a análise da constelação de agentes, práticas e representações, que se articulam no marketing político e que evidenciam as tênues fronteiras entre política e mercado que permeiam esse espaço social.

Keywords: eleições; marketing político; política e mercado; representação política.

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ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de and CARNEIRO, Leandro Piquet. Liderança local, democracia e políticas públicas no Brasil. Opin. Publica, May 2003, vol.9, no.1, p.124-147. ISSN 0104-6276.

Este artigo aborda a questão democrática enfocando a dinâmica da política local no Brasil. À luz das evidências políticas que embasaram o importante papel do município como alicerce da democracia, estabelecida pelo modelo federativo resultante da Constituição de 1988, como a dinâmica de transferência de recursos e o desenho das políticas sociais, o trabalho analisa de forma geral o mapa de valores e opiniões de elites e lideranças locais com relação a atribuições e competências de diferentes níveis de governo. Os dados analisados provêm da pesquisa Democracia e governo local, realizada com 450 lideranças de municípios brasileiros.

Keywords: federalismo; município; política local; lideranças; valores.

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SPECK, Bruno Wilhelm. A compra de votos: uma aproximação empírica. Opin. Publica, May 2003, vol.9, no.1, p.148-169. ISSN 0104-6276.

O artigo aborda o fenômeno da compra de votos no contexto histórico e apresenta dados de um levantamento empírico realizado através de uma pesquisa de opinião após as eleições municipais no Brasil no ano 2000. São discutidas questões relacionadas ao significado da compra de votos no conjunto das questões ligadas à lisura do processo eleitoral. O texto aborda também os problemas enfrentados na pesquisa em função do assunto abordado e soluções metodológicas encontradas.

Keywords: eleições; corrupção eleitoral; voto; justiça eleitoral; representação política.

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FIGUEIREDO, Rubens and COUTINHO, Ciro. A eleição de 2002. Opin. Publica, Oct. 2003, vol.9, no.2, p.93-117. ISSN 0104-6276.

O artigo analisa a campanha presidencial de 2002 a partir dos resultados das pesquisas de intenção de voto divulgadas na mídia, da propaganda eleitoral gratuita na televisão e do contexto político que resultou na vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva.

Keywords: eleições; pesquisas de opinião; propaganda eleitoral; televisão.

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MIGUEL, Luis Felipe. Mídia e vínculo eleitoral: a literatura internacional e o caso brasileiro. Opin. Publica, May 2004, vol.10, no.1, p.91-111. ISSN 0104-6276.

O caráter democrático das instituições representativas depende da qualidade do vínculo eleitoral, isto é, da capacidade que o processo eleitoral possui de vincular a ação dos representantes à vontade dos representados. Um elemento-chave no processo é a informação - sobre o comportamento anterior dos políticos, sobre sua plataforma, sobre a agenda pública. Uma vasta literatura discutiu a influência dos principais provedores de informação das sociedades contemporâneas (a mídia de massa) na relação entre representantes e representados. Mas as particularidades do campo político brasileiro colocam em perspectiva a literatura internacional.

Keywords: representação política; meios de comunicação de massa; eleições; política brasileira.

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LOPES, Denise Mercedes Nuñez Nascimento. Para pensar a confiança e a cultura política na América Latina. Opin. Publica, May 2004, vol.10, no.1, p.162-187. ISSN 0104-6276.

Este artigo identifica os determinantes de confiança política e sua relação com o apoio ao regime nos países latino-americanos de tradição democrática relativamente recente. A partir dos dados do Latinobarômetro de 1996, a autora analisa hipóteses explicativas em uma amostra de cinco países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia e Chile. Os resultados apontam como principais determinantes da confiança nas instituições políticas: a preferência pela democracia em oposição ao autoritarismo, as visões sobre a economia e satisfação com o governo, o otimismo em relação ao futuro do país e do núcleo familiar e o interesse pela política.

Keywords: cultura política; confiança política; democracia; América Latina.

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CANCLINI, Néstor García. Cities and citizens imagined by the Media. Opin. Publica, May 2002, vol.8, no.1, p.40-53. ISSN 0104-6276.

A megalópole Cidade do México existe como espaço social e físico, ordem e desordem demográfica, mas também nas formas imaginadas todos os dias pela imprensa, o rádio e a televisão. Estas mídias organizam comunidades invisíveis de audiências que se informam através delas sobre a cidade e, às vezes, participam por meio de cartas ou telefonemas. De que forma a esfera pública é reconstituída nesses circuitos comunicacionais? Esses meios contribuem para a transparência e a democratização da cidade ou simplesmente reproduzem o senso comum urbano?

Keywords: meios de comunicação; imprensa; estudos urbanos; Cidade do México.

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FLEISCHER, David. The 2000 Brazilian local elections: a comparative analysis (1982-2000). Opin. Publica, May 2002, vol.8, no.1, p.80-105. ISSN 0104-6276.

Este artigo analisa os resultados do primeiro e segundo turnos da eleição municipal de 2000 no Brasil. Enfoca o desempenho de cada um dos principais partidos e de alguns dos principais candidatos, nas regiões do país e nas principais cidades, analisa o desempenho geral das candidatas mulheres, e procura traçar considerações sobre o impacto dos resultados no cenário político das eleições gerais de 2002.

Keywords: eleições municipais 2000; partidos políticos; candidatos; Brasil.

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MOURA, Rosa and KORNIN, Thaís. De-constructing electoral discourse: the first round of municipal majoritarian elections in Curitiba in the year 2000. Rev. Sociol. Polit., June 2001, no.16, p.67-95. ISSN 0104-4478.

O pensamento único vem prevalecendo na escolha e adoção de instrumentos e políticas urbanas, conduzido pela opção de inserir as cidades no processo de reestruturação produtiva, em cumprimento aos requisitos impostos pelo modelo globalizante. Como uma ação naturalizada, esse procedimento espelha, de fato, intenções alheias ao lugar, e que são interiorizadas no imaginário da população, como um consenso. Que resultados tais estratégias provocam na produção do espaço urbano e no exercício da cidadania, e como foram incorporadas e veiculadas no discurso eleitoral do primeiro turno das eleições municipais majoritárias em Curitiba no ano 2000? Este ensaio vai em busca de respostas a essa questão.

Keywords: Curitiba; eleições municipais; discurso eleitoral; planejamento urbano; city marketing.

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BAQUERO, Marcello. Building another society: social capital in the structuring of participatory political culture in Brazil. Rev. Sociol. Polit., Nov. 2003, no.21, p.83-108. ISSN 0104-4478.

Este artigo examina a relação entre democracia, cultura política e capital social no Brasil. O tema é abordado de maneira compreensiva, pois acredita-se que esses conceitos interagem permanentemente. No caso brasileiro é possível, entretanto, identificar alguns fatores que historicamente têm incidido na configuração de um tipo de cultura política, de caráter híbrido, que mistura posturas favoráveis à democracia e predisposições negativas em relação às instituições políticas. Esse mal-estar, argumenta-se, não é conjuntural nem temporário, mas de caráter estrutural e danoso para o fortalecimento democrático. Em tal cenário o desenvolvimento do capital social, aumentaria, prática e teoricamente, o poder dos cidadãos permitindo-lhes maior inserção e participação na arena política. São utilizados como fonte dados de pesquisas qualitativas e quantitativas coletados no Rio Grande do Sul no período de 1974 a 2000. Os resultados do estudo sugerem uma ausência de capacidade cooperativa entre os brasileiros, o que poderia explicar os déficits de participação política e a conseqüente instabilidade democrática.

Keywords: cultura política; democracia; capital social; participação política.

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DINIZ, Simone. Party migrations and the electoral calendar. Rev. Sociol. Polit., Nov. 2000, no.15, p.31-48. ISSN 0104-4478.

Pesquisas sobre "migração partidária" são relativamente recentes no nosso país, embora a literatura muitas vezes aponte esse fenômeno como mais um sinal da não-institucionalização do nosso sistema partidário. Parte dos especialistas que trataram do tema tendem a apontar a não-coibição da legislação como a principal causa das migrações. Este artigo defende o argumento que não é ausência da coibição, mas o ganho a ser obtido com a mudança o fator que explicaria a troca de legenda.

Keywords: migração partidária; sistema partidário; sistema eleitoral; propaganda eleitoral gratuita.

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