quarta-feira, junho 30, 2004

CRM de Tabuleiro
A consultoria Tridea inicia suas atividades no mercado de implementação de CRM apostando no conceito de jogo de empresa.

Vivenciar um conceito, absorvendo suas principais características por meio de jogos, é uma iniciativa já bastante utilizada por pedagogos e especialistas em educação. Agora a prática chega ao mercado corporativo, mais especificamente ao segmento de implementação de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) pelas ações da consultoria Tridea, uma das certificadas brasileiras para a venda do Microsoft Business Solutions CRM.

Recentemente criada por um grupo de executivos oriundos das áreas de vendas, marketing e tecnologia, a empresa aposta na realização de jogos para garantir que as práticas advindas da aquisição de um aplicativo sejam absorvidas por seus usuários. ´´Se a tecnologia e os processos por ela suportados não estiverem alinhados à organização e às estratégias de negócios, dificilmente os resultados esperados serão alcançados´´, afirma José Miraglia, um dos fundadores da Tridea.

O executivo afirma que a metodologia de implementação adotada pela empresa tem o objetivo de alinhar estes três elementos em cada um de seus clientes. É aí que entram os jogos. De acordo com Flavio Fernando Silva, diretor de marketing, eles permitem que os participantes experimentem os conceitos e práticas através de simulações de cenários de negócios. ´´O exercício da tomada de decisão, e o formato lúdico do jogo, favorecem o aprendizado e a sedimentação do conhecimento´´, ressalta.

Na prática, os jogos de empresas criados pela companhia podem abordar quatro áreas: corporativo, marketing, vendas e serviços. São formados grupos que representam diferentes empresas e/ou diferentes profissionais da mesma empresa. Nesse momento as regras gerais do jogo são apresentadas.

O jogo é executado em várias rodadas, onde os grupos serão responsáveis pela tomada de decisões, as quais definirão sua performance. Ao final de cada rodada, resultados são apresentados e discutidos à luz dos conceitos e melhores práticas. ´´Ao final do jogo, o grupo com melhor performance é declarado vitorioso, sendo realizada uma avaliação global dos resultados´´, explica o executivo, afirmando que os resultados são melhores do que os obtidos com métodos tradicionais.

Além dos jogos, a consultoria conta também com áreas voltadas à educação e análise de gaps. A primeira, por meio de palestras, workshops e cursos, amplia e fortalece a visão empresarial que irá garantir a adoção e a prática de políticas de relacionamento por parte dos profissionais das áreas de administração, marketing, serviços, vendas, atendimento e qualidade, por exemplo.

Já a segunda área mapeia oportunidades para melhoria organizacional em áreas como marketing, vendas e serviços. A análise é feita por meio de entrevistas, suportadas por documentos de levantamento pré-formatados, que serão conduzidas com pessoas chave da empresa, com o objetivo de colher informações que possibilitem avaliar processos, requerimentos, regras de negócio, integrações e tecnologia.

Fonte: Consumidor Moderno (extraído do GazetaOnline)